Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

Berzelius, Kekulé e Química Orgânica

Tá certo. O nome do blog é meio incomum. Mas a verdade é que Berzelius e Kekulé foram alguns dos estudiosos que permitiram que a gente tivesse tanto conhecimento sobre a química como a gente tem hoje.

Antigamente, os cientistas dividiam a química em 3 reinos:

-Vegetal
-Animal
-Mineral

Só quase no final do século XVIII é que decidiram dividir a química em dois ramos apenas:
-A química inorgânica - que estuda os compostos de origem mineral
-E a química orgânica - que estuda os compostos obtidos diretamente dos seres vivos.

É aí que entra Berzelius, de certa maneira ele atrapalhou um pouco a química orgânica. Ele foi o criador da Teoria da Força Vital. Jakob Berzelius nasceu na Suécia, perdeu o pai aos 4 anos e mais tarde se formou em medicina. De acordo com a Teoria da Força Vital, somente os seres vivos seriam dotados de uma "força vital" que permitiria que estes sintetizassem substâncias orgânicas a partir de material inorgânico. Assim, as pessoas acreditavam que jamais conseguiriam sintetizar substâncias orgânicas em laboratório.

Mas Wohler, discípulo de Berzelius, conseguiu acabar com essa teoria. Ele aqueceu Cianato de Amônio e conseguiu obter Uréia, substância tóxica formada no fígado e eliminada pelo corpo através da urina. Foi a primeira substância orgânica sintetizada em laboratório.
E Kekulé? Ele definiu a Química Orgânica como a parte da química que estuda os compostos do Carbono. É claro que nem tudo que tem carbono é necessariamente orgânico, os compostos inorgânicos que contém carbono são conhecidos como os compostos de transição.


Kekulé foi reconhecido como um dos melhores professores de química do mundo na sua época, em 1865, ele propôs uma fórmula estrutural satisfatória para o Benzeno. Após um sonho que teve ( o cara era meio maluco ). Ele estava intrigado com a estrutura do Benzeno e, dormindo em uma cadeira, sonhou que uma serpente mordia a própria cauda. Assim surgiu a ideia da primeira estrutura cíclica (fechada) da química: O anel Benzenico.

Uma das maneiras mais usadas para se obter Benzeno atualmente é através da destilação do petróleo bruto e da destilação da hulha. Esse composto é muito usado para a obtenção de outros compostos orgânicos como a anilina; o estireno para a produção de borracha sintética e plásticos de poliestireno.

terça-feira, 8 de março de 2011

Açaí



O açaí é um dos alimentos preferidos dos atletas devido ao seu alto valor calórico e virou o hit do verão há mais ou menos uma década. Mas as pessoas logo perceberam que a tigela com açaí, banana, leite condensado e granola é tão rica em calorias quanto um "banana split", assim o modismo foi perdendo força.O açaí tem alto valor de lipídeos e é altamente nutricional, pois é rico em minerais e proteínas. É muito bom pra o nosso corpo.Tem até dez vezes mais anti-oxidantes do que as uvas!

Sabe aquela sensação, aquela injeção de ânimo que você sente após tomar açaí? É justamente pela alta concentração de glicose daquela tigela. Logo, as pessoas com taxas altas de colesterol, triglicérides e diabetes melitus devem ingerir o açaí com moderação.
Muita gente sai da academia e corre direto para algum lugar onde venda açaí. Mas, ao contrário do que quase todo mundo pensa, tomar uma tigela de açaí não é a melhor opção para repor as energias após itensa atividade física. Se você quer conciliar o consumo da fruta com atividade física, o ideal é que você tome o açaí antes de ir pra academia, afinal, os aminoácidos essenciais contidos numa dessas tigelas aumentam a performance muscular, garantem maior resistência, força e energia.

Vamos falar mais obre a composição da fruta. Com relação às proteínas, o açaí possui um teor superior ao do leite e ao do ovo. É muito rico em fósforo, potássio e cálcio. Algo que chama muita atenção em relação ao açaí são as antocianinas. Elas são pigmentos naturais pertecentes à família dos flavonóides. O açaí contém cerca de 1,02 /100 g de extrato seco, por isso que o "hit do verão" tem uma cor tão escura e chamativa. As antocianinas estão presentes também em flores e folhas, fazendo com que suas cores variem do vermelho ao azul. Embaixo temos a ligação com carboidratonas antocianinas:
"Alimento roxo é sinal de saúde."É o que dizem muitos nutricionistas. Mas o interessante é que esses alimentos estão cheios dessas antocianinas. Elas são capazes de livrar as nossas células de diversos problemas, protege nosso corpo contra infecções, doenças vasculares,combate os radicais livres, previne contra tumores e têm até um leve efeito sobre a obesidade.

Muita gente resolve não tomar açaí com frequência com medo de engordar. Mas se compararmos a fruta com sorvetes, doces e outros tipos de delícias, perceberemos que ela não é tão calórica assim. Fiquem atentos à isso. Muitas vezes não vale a pena deixar um alimento que traz muitos benefícios à saúde por sua quantidade de calorias.

Saudações !

No kekuleberzelius falaremos sobre a química e suas curiosidades. Espero que gostem!